Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

30
Nov20

“A Cidade e as Serras”, Eça de Queiroz

Sofia

Daquela janela, aberta sobre as serras, entrevia uma outra vida, que não anda somente cheia do Homem e do tumulto da sua obra.

Unknown.jpeg

Parece que ainda há pouco escrevi aqui sobre a minha leitura de O Primo Basílio e e agora escrevo novamente sobre uma obra de Eça de Queirós. Gosto muito da sua obra no geral. Como já tive oportunidade de escrever aqui, é um dos meus autores portugueses preferidos. A Cidade e as Serras era uma das obras que me faltava ler dele. Tive a oportunidade de este ano a adquirir na Feira do Livro e, finalmente, na semana passada, consegui lê-la.

 

A Cidade e as Serras (1901) foi publicada postumamente e conta a experiência de Jacinto e Zé Fernandes na cidade de Paris e na serra de Tormes. A narrativa começa em Paris onde Jacinto leva uma vida indolente e frívola que desperta nele humores mais pessimistas. Tudo muda quando, repentinamente, decide voltar a Portugal, à aldeia onde nascera. Lá, nas serras, descobre de novo a vida, adquire novos gostos e, sobretudo, renovados propósitos e ânimo.

Como notam, a obra foca os paralelismos entre a vida na cidade e a vida na serra, isto é, entre o mundo cosmopolita e a vida entre a natureza. Nessa dinâmica a obra vela a sua crítica social que, aqui, é sobretudo dirigida aos modos de vida citadinos, frívolos, pérfidos e vãos, em comparação com os modos de vida mais naturais, simples e autênticos da vida na aldeia.

Destaco um aspeto que me cativou especialmente. Se em Paris Jacinto está imerso em reflexões pessimistas e consumido por literatura que endossa esses mesmos pensamentos e onde claramente se refugia, quando chega à aldeia todas essas obras importantes da literatura e da filosofia são postas de parte. No fim, anos depois, já estabelecido e com uma vida definida, há inclusive uma menção de que os caixotes com os livros que vieram de Paris nunca mais foram tocados. Acho muito interessante esta relação e ainda estou a tentar decidir se a associo a necessidade dessa literatura em Paris ao enfado que permitia a identificação com ela ou ao vazio criado na sua vida que ela ajudava a preencher.

Também sublinho, quase no fim da obra, o retorno de Zé Fernandes, aborrecido com a vida nas serras, a Paris, apenas para a encontrar tão ligeira e leviana que a deixa pouco tempo depois, voltando novamente à serra. É muito interessante observar o quão diferente é então Paris e o modo como tudo mudou, mas apenas a um nível superficial, já que, na essência a cidade continua igual, assim como as pessoas que ali viviam e vivem.

Penso que esta foi uma das obras de Eça de Queiroz que mais gostei de ler. Não é a minha preferida, mas é uma das. Ao mesmo tempo, apesar de reconhecer muitos dos traços que caracterizam as outras obras do autor, esta pareceu-me a mais diferente entre todas as que li. É certamente uma leitura que recomendo.

Já leram? Também são fãs da obra deste autor? Qual a vossa preferida e qual me indicariam?

2 comentários

Comentar post

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub