Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

06
Mai21

“A Criatura na Soleira da Porta”, H.P Lovecraft

Sofia

Mas a minha vontade não é fraca e eu não deixarei que seja subjugada por terrores que sei que estão à espreita.

Unknown.jpeg

A Criatura na Soleira da Porta é um conto de Lovecraft primeiramente publicado em 1937 numa revista americana de fantasia e terror – Weird Tales. Faz parte de uma coleção de contos do autor que se relacionam com os denominados mitos de Cthulhu que remetem para um universo concreto de seres que surgem em alguns dos contos deste autor.

 

Esta história de terror é narrada por Daniel Upton e começa com a sua confissão de ter assassinado o amigo Edward Derby. Esta confissão é acompanhada por uma justificação de que ele não pode ser moralmente responsabilizado por esta morte, visto não ter assassinado realmente o amigo, mas outra coisa dentro dele. Todo o conto se dedica a este mistério, seguindo a vida e interesses de Derby. A ênfase vai para a sua precocidade intelectual, para o seu interesse no oculto e para a sua relação com Asenath, uma colega sua da Universidade com quem casa e que partilha o seu interesse pelo oculto. São descritas mudanças comportamentais de Derby atribuídas a Asenath e a experiências sobrenaturais que envolvem a troca de mentes. Em suma, Derby retoma o contacto com Daniel, como que num pedido de ajuda velado. Daniel consegue que o amigo seja internado numa instituição psiquiátrica, mas esse não é o final da história. A história termina com a visita de uma criatura a Daniel que lhe desvenda o mistério das trocas de mentes entre Asenath e Derby e lhe explica como colocar um fim definitivo a tal situação.

Confesso, primeiramente, que este não é o género de história que mais aprecio, embora também não desgoste. Esta, em específico, não me cativou sobremaneira, não obstante, o tema impressionou-me o suficiente para manter o meu interesse ao longo de toda a leitura. A maior dificuldade foi realmente não me perder no que estava a ler. Várias vezes dei por mim confusa e tinha de andar para a frente e para trás para tentar perceber o que tinha deixado passar da história.

Ainda assim, não posso deixar de reconhecer algumas das suas valências. Nomeadamente a sua personificação de um género que ainda é muito popular e que inspirou a maioria das obras literárias que hoje tanto vendem.

Aparentemente, a inspiração deste conto surgiu a Lovecraft através de um sonho. O que é muito próprio de um autor gótico. Tal levou-me a observar o conto em termos de género e a tentar perceber se se trata realmente de algo que possamos considerar gótico ou mais no âmbito da ficção científica. Não consigo chegar a uma conclusão, mas sendo que ambos os géneros já eram bastante explorados à época que este conto foi escrito, não posso deixar de supor que englobe uma amálgama de ambos. Talvez por aí se entenda como Lovecraft se tornou uma espécie de ponto de partida de toda uma tradição.

Este conto teve algumas adaptações ao cinema; penso que a mais recente será uma de 2014. Além disso, refiro que este conto está incluído em várias coleções de trabalhos do autor em inglês e também numa coleção recente traduzida em português (aquela que encontram no início deste post). É um género que apreciem? Que outro conto recomendariam?

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub