Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

15
Set17

“A Paixão do Jovem Werther”, Goethe – amor não correspondido & suas consequências

Sofia

“A vida humana não passa de um sonho”

The-Sorrows-of-Young-Werther.jpg

Foi numa aula de literatura inglesa que primeiramente ouvi falar sobre este livro. Falávamos de livros que inspiravam a “vida real” e alguém disse que A Paixão do Jovem Werther tinha inspirado uma onda de suicídios na altura da sua publicação. E tudo por causa de amor. Soube naquele momento, como romântica incurável que sou, que tinha de meter as mãos e os olhos neste livro. Boa decisão? Ainda não tenho a certeza.

 

A Paixão do Jovem Werther fala da trágica história de amor de Werther por Charlotte. Acontece que Charlotte está noiva de Albert, e Werther não tem hipóteses com ela. Isso não o impede de a amar intensamente, ou de tomar uma devastadora decisão.

Confesso que li este livro por motivos muito pessoais. Posso orgulhosamente dizer que sou uma espécie de Werther. Já amei tão intensamente como ele, alguém com quem não tinha hipóteses, e como ele também considerei tomar as mesmas medidas radicais. O que digo é que, por incrível ou doentio que pareça, compreendo a decisão final dele e considero que foi o final prefeito para uma história destas. Não quero com isto dizer que devemos tomar medidas assim tão extremas quando o nosso amor não é correspondido. Cada um sabe de si. Porém este livro ilustra muito bem as consequências do amor intenso e não correspondido.

O romance toma a forma epistolar, sendo uma colecção de cartas de Wether a um amigo. Esta forma torna o livro mais fácil de ler. Como nem tudo são rosas, tenho de dizer que é uma narrativa por vezes enfadonha e difícil de acompanhar. Não sei se ter lido a obra em inglês tem algo a ver com esta consideração mas não acredito que assim seja. Porém não posso dizer que seja um desperdício de tempo. Não achei “bom” mas a história agradou-me bastante. Se puderem e gostarem de amores condenados e tragédias eminentes, leiam!

 

Idioma de leitura: Inglês

 

2,5/5

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, viagens, tragédias, chuva e chocolate.

Segue-me nas redes sociais

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D