Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

09
Set17

"A Viagem do Elefante", José Saramago - uma questão de gostos

Sofia

“Ter que pagar pelos próprios sonhos deve ser o pior dos desesperos”

250x.jpg

 

Começo por dizer que a escolha de A Viagem do Elefante foi relativamente simples. Como apreciadora da obra de Saramago, simplesmente “apeteceu-me” ler algo que tivesse sido escrito por ele. Estava bastante convencida de que fosse o que fosse, ia ser bom, por isso escolhi o livro com a capa e o título mais apelativos. Errado.

 

A Viagem do Elefante narra a história de um elefante, Salomão, que viaja desde Portugal até Viena como parte de uma oferta do monarca português ao Imperador. Salomão percorre então mais de metade da Europa fielmente acompanhado pelo seu tratador, que se torna também protagonista da história. As peripécias de tal viagem são por Saramago narradas neste livro.

Sinceramente? Não foi nem de perto o que eu estava à espera. Não é que ache que lhe falte qualidade, ou que não esteja bem escrito. Muito pelo contrário. Simplesmente não é o meu género.

Ao que parece, houve mesmo um elefante no século XVI que teve de fazer esta viagem por capricho monárquico. Então este pode ser considerado um livro histórico. Para as pessoas que apreciam romances históricos, este é o livro indicado. Está sem duvida escrito ao estilo de Saramago, é fácil de ler, não é muito grande, e acredito que apesar de romanceado (claro) a essência do que se realmente passou está lá. Se, como eu, aprecia Saramago mas não este tipo de literatura, pode sempre ler e talvez ficar convencido/a. Quanto a mim, da próxima vez que me “apetecer” ler algo de Saramago, vou primeiro ver os assuntos das suas várias obras para não ser de novo apanhada desprevenida.

 

Idioma de leitura: Português

 

2/5

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Segue-me nas redes sociais

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D