Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

03
Ago20

“As Dez Figuras Negras”, Agatha Christie

Sofia

Aconteceu exatamente do modo como acontecia em livros.

500x.jpeg

Algumas semanas passaram desde que vos escrevi sobre The Mysterious Affair at Styles de Agatha Christie. Nesse post, algumas pessoas comentaram e sugeriram a leitura de And Then There Were None, em Portugal, As Dez Figuras Negras, da mesma autora. Os comentários nesse post foram mais do que suficiente para aguçar a minha curiosidade em relação a este livro e, após uma breve pesquisa sobre a história, adquiri-o e na semana passada li-o num ápice.

 

As Dez Figuras Negras (1939) conta a história de 8 estranhos que, a convite de um misterioso casal, se dirigem a uma pequena e isolada ilha, Soldier Island, onde são apenas recebidos por um casal de empregados. Lá, em cada quarto, encontram uma aparente lengalenga infantil, “Ten Little Soldiers”, que conta a morte de 10 soldadinhos, um a um até não restar nenhum. Na sala de estar, dez soldadinhos repousam sobre uma mesa. Lá, os 10 estranhos são primeiramente surpreendidos por uma gravação que relata supostos crimes que cada estranho, direta ou indiretamente, havia cometido. Pouco depois, os 10 convidados, um a um, começam misteriosamente a morrer. Rapidamente os convidados se apercebem de que o assassino só pode ser um deles, já que são os únicos na ilha, de que as mortes estão a acontecer como narradas na lengalenga e que, à medida que cada morte ocorre, um soldadinho estranhamente desaparece da mesa da sala de estar.

Se leram o que escrevi sobre The Mysterious Affair at Styles, em Portugal, A Primeira Investigação de Poirrot, leram que previamente só tinha lido da autora Um Crime no Expresso do Oriente, e que achei The Mysterious Affair at Styles muito semelhante e pouco surpreendente. Ora, aqui tenho de dizer que fiquei agradavelmente surpreendida por notar precisamente diferenças em relação a essas obras.

Além disso, gostei genuinamente muito mais desta história do que das outras. Esta é uma opinião muito pessoal, como é lógico, e vale o que vale. Porém, creio que a premissa que serve esta obra é muito mais complexa e exigente, o que a torna, consequentemente, mais interessante para o leitor.

Escrevi a propósito de The Mysterious Affair at Styles que, como tinha lido Expresso do Oriente e identifiquei automaticamente em ambos a mesma estrutura e motivo, não fiquei surpreendida com a história, com o seu desenvolvimento ou desfecho. Em suma, foi uma obra previsível. Por outro lado, com As Dez Figuras Negras isso não só não me aconteceu, como dei por mim genuinamente interessada e entusiasmada para saber como se ia resolver a trama. Não conseguia prever nada e, como tal, a leitura foi muito mais agradável. Sobretudo para uma leitora como eu que, como vos tinha dito, não lê muitos livros deste género.

É difícil para mim ficar cativada ou interessada em livros de mistério ou crime. Porém, com As Dez Figuras Negras foi exatamente isso que me aconteceu. Penso que foi o livro deste género que mais gostei de ler até agora. Não penso que seja algo que vá permanecer comigo, mas foi uma leitura que me agradou imenso e aproveito para agradecer às pessoas que comentaram e ma indicaram! Espero que possa igualmente influenciar alguém com este post como estes leitores fizeram comigo!

Que opiniões têm sobre esta obra? Outra indicação?

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub