Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

22
Mar21

“Casa de Bonecas”, Henrik Ibsen

Sofia

Esta casa não tem sido nada além de um parque de diversões. Tenho sido a tua esposa-boneca, tal como em casa era a filha-boneca do meu pai; e aqui os nossos filhos têm sido as minhas bonecas.

Four Major Plays - Henrik Ibsen - Compra Livros na Fnac.pt

Casa de Bonecas de Ibsen foi encenada pela primeira vez em 1879 na Dinamarca e causou um rebuliço tão grande que foi falada um pouco por todo o lado. Dividiu opiniões à época e extremou posições entre aqueles que lhe reconheceram a inovação e a pertinência e os que a acharam conservadora e excessiva.

 

Casa de Bonecas é uma peça em três atos que localiza a sua ação na Noruega do final do século XIX e acompanha o casamento de Nora e Torvald Helmer. No primeiro acto conhecemos a situação que serve de motor à narrativa. Nora contraíra ilegalmente um empréstimo para conseguir suportar as despesas com o marido quando este se viu doente. Agora, Nora está a ser chantageada por um colega do marido – Krogstad - que se pretende valer do seu conhecimento da situação para conseguir que Nora interfira por ele junto de Torvald – seu superior no banco onde ambos trabalham. No segundo acto observamos os esforços de Nora para tentar contornar esta situação sem que o marido dela tome conhecimento. No último acto dá-se o inevitável e lemos sobre como o Torvald se vira contra Nora e a responsabiliza pela sua iminente perda de honra e como, no minuto seguinte, ao saber que Krogstad não pretende seguir em frente com as suas ameaças, mas deixar a situação cair no esquecimento sem consequências para nenhuma das partes, vemos Torvald agir como se nada tivesse acontecido. Tarde de mais, visto que o seu comportamento elucida Nora em relação à vida que tem vivido e ao seu papel como mãe, esposa e, sobretudo, enquanto personalidade individual.

Não evito sublinhar a ilustração do seria então um casamento da classe média e de qual era o papel da mulher, no casamento e na sociedade. É impressionante para o leitor contemporâneo a incrível infantilização de Nora. Por parte do marido, mas também por parte das personagens em seu redor. É uma infantilização tão vincada que é evidente que é propositada, mas isso para o bem do argumento principal. De facto, quando lemos Nora parece que estamos perante uma criança e não perante uma pessoa adulta, uma mãe e uma esposa.

No entanto, igualmente impressionante é a profunda condescendência com que o Torvald trata Nora e o modo como, no final, parece tão disposto a desprezar a sua pessoa quando pensa que ela lhe custará a honra e reputação, como em passar uma borracha sobre o assunto como se nunca tivesse ocorrido sem sequer um pedido de desculpas ou uma conversa sobre o sucedido.

Sublinho também o impacto significativo da peça à época. Como sabemos sensivelmente por volta desta altura se observavam já movimentos de emancipação feminina, pelo que a peça foi considerada como dotada de um pendor revolucionário e teve repercussões relevantes nesse âmbito. Todavia, também é verdade que, para uma sociedade ainda conservadora, a exposição deste tipo de situação causou igualmente revolta contra a personagem Nora, sobretudo devido ao final da peça. Esse final, aliás, foi tão controverso que Ibsen se viu na posição de ter de escrever um final alternativo para a peça sob o prejuízo de o fazerem por ele.

Por fim e a título de curiosidade, acrescento que Casa de Bonecas foi, na verdade, supostamente baseada em algo real. Laura Smith Peterson era próxima de Ibsen e ficou associada a esta peça. O marido de Peterson, como Torvald, também adoeceu e, para suportar o seu tratamento, Laura contraiu um empréstimo sem o conhecimento do marido e recorrendo igualmente a falsificações. Quando inevitavelmente a situação foi revelada, o marido pediu o divórcio e Laura ficou sem a guarda dos filhos e viu-se internada na instituição psiquiátrica. Ibsen estaria a trabalhar em Casa de Bonecas quando tudo isto ocorria.

A peça está traduzida e parece-me uma daquelas obras que nunca deixará de ser profundamente atual e, consequentemente, altamente pertinente.

 

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub