Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

08
Mar21

“Femme Fatale”, Guy de Maupassant

Sofia

Ele ansiava, com toda a sua alma, gentil e idealista, por uma mulher fiel a quem venerar – alguém em cujos braços pudesse expressar todo o seu amor e ternura, assim como a sua paixão.

Femme Fatale by Guy de Maupassant

Femme Fatale foi primeiramente publicado em 1881 com o título La Femme de Paul numa coleção intitulada La Maison Tellier – a primeira edição de uma coleção de contos de Maupassant.

 

Como indica o primeiro título, esta história tem como protagonista Monsieur Paul Baron. A narrativa remete a umas férias de Paul com a sua amante Madeleine numa estância balnear – La Grenouillière. Lá, Madeleine reencontra Pauline, uma antiga amiga sua, também de férias com amigas. Pauline e o seu grupo de amigas são alvo de escárnio por parte dos outros visitantes, aos quais Paul se junta ao perceber que elas mantêm relações amorosas entre si. Consciente da proximidade de Madeleine a Pauline e dos planos de ambas se encontrarem, Paul começa a experienciar insegurança e ciúmes que se prolongam até ao previsível fim da história.

Gostava de destacar as descrições: do tempo, dos lugares, da exuberância e vivacidade das pessoas. São lindíssimas e são, provavelmente, um dos pontos fortes do conto. Nesse âmbito, destaco igualmente a descrição do estado de espírito de Paul – os ciúmes e a ansiedade que lhe provoca o facto de não conhecer assim tão bem Madeleine, o reconhecimento de que ela não retribui os seus sentimentos – pelo menos em termos de intensidade – e o entendimento de que não a pode controlar. Estes estados de espírito são descritos de um tal modo que parece que somos nós que os estamos a sentir. Além disso, surgem como tão humanos que temos a sensação de já nos termos sentido assim algures.

A diferença entre os dois personagens é também muito interessante. Paul está claramente muito encantado com Madeleine, de um modo muito Romântico, mas, do mesmo modo, podemos igualmente perceber que Madeleine não sente o mesmo. Talvez seja por aí que percebamos melhor as diferenças entre ambos. Se Madeleine parece estar mais interessada em divertir-se e em aproveitar do melhor modo o seu tempo, entendemos que Paul é mais idealista, mais focado numa vida interior do que exterior.

Por aí entendemos que, se Paul está verdadeiramente cativado por Madeleine, ela está mais presa ao bem que ele lhe pode proporcionar, nomeadamente a nível monetário. Há um momento que ambos discutem devido aos ciúmes de Paul em relação a Pauline e em que é devastador perceber que ela nem o parece entender. Igualmente tocante é o facto de Paul compreender, a certo momento, a frivolidade de Madeleine e a sua desvalorização em relação aos seus sentimentos, mas, mesmo assim, não deixar de se sentir afeto por ela.

Essas diferenças entre as duas personalidades provavelmente justificam o facto de aquele lugar tão vívido e electrificante onde tantas pessoas se iam divertir, parecer mais adequado a Madeleine (que se move ali com grande à vontade) do que a Paul (que parece sempre totalmente deslocado).

Antes de terminar de escrever este post gostava de vos incentivar a olhar os quadros que Renoir e Monet pintaram de La Grenouillière. São belíssimos e, lendo a história e olhando os quadros, somos transportados para aquele lugar tão vivo e para aquelas pessoas tão exuberantes.

 

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub