Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

12
Set17

"Milk and Honey", Rupi Kaur - Uma jornada de sobrevivência

Sofia

"i am losing parts of you like i lose eyelashes

unknowingly and everywhere"

transferir.png

A curiosidade e o título poético foram as razões que me levaram a ler milk and honey de Rupi Kaur. O facto de um livro ter passado tanto tempo na lista de bestsellers do New York Times chamou a minha atenção. Não costumo ser uma leitura ávida de poesia, confesso, mas rendi-me a milk and honey e à sua jovem autora. É lindo e glorioso e tem tudo o que alguém pode procurar nas linhas de um livro.

 

Já tem tradução para o português - Leite e Mel - e é, tal como tem sido apelidado, um livro sobre sobrevivência. Dividido em quatro partes – “the hurting”, “the loving”, “the breaking” e “the healing” – torna-se difícil ao leitor (pelo menos a mim) escolher a sua preferida. Ao longo do livro, Kaur aborda temas como abuso, violência, feminismo e feminilidade, desgosto amoroso e amor, em poemas e prosa, alguns dos quais ilustrados pela própria autora.

Talvez por ser semelhante ao que vivo no momento, a minha parte preferida tenha sido a penúltima – “the breaking”. Considero já ter passado por todas as outras fases e quem me dera ter tido este livro enquanto as enfrentava. Conforta-me o facto de ter os poemas em “the healing” para quando precisar deles.

Algo importante que me espantou na obra foi a facilidade com que Kaur fala abertamente de temas controversos e tidos com tabu por muitas sociedades. Não é fácil falar de abuso sexual e violência, mas Rupi Kaur transformou-os em poesia e escreveu-os num livro. A leveza e falta de preconceito com que fala de temas estritamente femininos são também notáveis.

Apesar de o ter lido de uma só vez, apercebo-me agora que este é um livro para se “ir lendo”. Apercebo-me também, de que este não é um livro para arrumar na prateleira. Não. Este é um livro de consulta. À medida que vamos passando por determinadas coisas nas nossas vidas, podemos encontrar nele luz, conforto e entendimento.

Senhores e mulheres independentes, este não é um livro só para adolescentes deprimidas, feministas radicais, ou solteironas que comem muito gelado e têm gatos. Este é um livro para todos. Poesia universal que pode ajudar qualquer um. Leiam-no. Não é à toa que milk and honey se tornou um bestseller. É uma obra de arte da autora indiana, actualmente a viver no Canadá. Um conjunto de poesia e prosa invulgar que merece certamente toda a aclamação que tem vindo a ter. Um must have nas estantes por aí fora.

 

Idioma de leitura: Inglês

4/5

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Segue-me nas redes sociais

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D