Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

21
Mai18

“O Sol também é uma Estrela”, Nicola Yoon – Capas bonitas, histórias queridas, livros inesperados

Sofia

“Porque é que não há mais poemas sobre o sol? O sol também é uma estrela, e é a nossa estrela mais importante. Só isso devia-lhe valer um poema ou dois.”

28763485.jpg

Se seguem o blogue já perceberam que este é o segundo livro que leio desta autora, que ainda só publicou este e Tudo, Tudo e Nós. Se seguem o blogue e leram a minha opinião sobre Tudo, Tudo e Nós, sabem que o adorei e por isso não estão admirados de me ver agora a dar a opinião sobre este livro. Por fim, se seguem o blogue também sabem que eu tenho aquela coisa estúpida de julgar um livro pela capa. Então, pela foto desta capa acima, também sabem porque quis ler este livro. As capas já me enganaram muitas vezes como é óbvio. Mas este não é o caso. Acompanhem-me

 

O Sol também é uma Estrela tem como protagonistas Natasha e Daniel. Estes dois personagens, devido a mil e uma coincidências loucas que deram certo, encontram-se numa rua movimentada de Nova Iorque, e claro apaixonam-se. Tudo muito lindo e maravilhoso se não fosse o facto de Natasha estar a 12 horas de ser deportada do país. A sua família jamaicana encontra-se em solo norte-americano ilegalmente e quando tal situação é descoberta, a ordem de deportação é emitida. Natasha conhece Daniel no último dia que tem para remediar esta situação, que obviamente é o último dia dela no país.

Problemas e reflexões sobre esta história querida, adorável e moderadamente dramática.

Gostei particularmente do facto de os dois protagonistas serem de nacionalidade estrangeira. Como já disse, Natasha é da Jamaica e Daniel tem pais sul-coreanos. O livro aborda muito bem a diversidade cultural que se faz sentir na América do Norte e principalmente na multicultural Nova Iorque. Além disso dá a conhecer uma outra vertente. Geralmente temos a tendência a pensar que os emigrantes sofrem discriminação por parte dos nativos, mas neste livro passa-se algo de diferente e interessante: os emigrantes sofrem discriminação por parte de outros emigrantes.

Para duas pessoas apaixonadas, Natasha e Daniel não podiam ser mais diferentes: ele é um poeta romântico que acredita no amor, no destino, nos seus sonhos, e nas coincidências da vida; ela é uma rapariga que acredita na ciência, em factos, em verdades absolutas, não é uma sonhadora que acredita em amor e finais felizes.

Depois temos a questão da esperança. Para alguém que só acredita em factos e verdades comprovadas, Natasha mantém até ao fim a esperança de ficar no país com Daniel. Se ela consegue ou não ficar não vou dizer. Sabem que não sou menina de dar spoilers.

Por fim, como pano de fundo desta história temos algo que muito me agradou, mesmo muito na verdade: o universo. Eu sempre fui uma menina do universo, sempre acreditei em coincidências, e sempre acreditei que o universo nos faz chegar ao momento presente por alguma razão. Tudo isto está traduzido neste livro e é a primeira vez que leio um livro que narra o poder do universo.

Concluindo, não posso deixar de vos recomendar este livro. É um livro muito leve, relativamente pequeno, de leitura fácil, e com uma história muito querida e simples, mas consistente. Pensem no que o universo teve de fazer para vos trazer até este post. Não consigo parar de pensar que todos os instantes da minha vida me trouxeram ao momento em decidi ler este livro. Não sei porquê, mas sei que estou grata.

 

Idioma de leitura: Inglês

 

3,5/5

 

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Segue-me nas redes sociais

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D