Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

25
Nov19

“Os Prazeres e os Dias”, Marcel Proust

Sofia

A ambição inebria mais do que a glória; o desejo floresce, a posse murcha todas as coisas.

Image result for les plaisirs et les jours proust

Este ano li finalmente Em Busca do Tempo Perdido e, se seguem o blog, sabem o quanto me tocou e impressionou tal obra. Não me canso de dizer que foi a coisa mais bela, extraordinária e grandiosa que alguma vez li ou que, tenho a certeza, alguma vez lerei. Está claro que após ler essa obra, imediatamente quis ler mais coisas de Proust. Podia e gostava de ler obras dele a minha vida inteira. Logo no final do verão encomendei Les Plaisirs et les Jours, mas só na semana que passou li. Fiquei tão impressionada com Em Busca do Tempo Perdido, e ainda penso tanto nessa obra que se não li esta mais cedo foi para ir adiando a tristeza que sabia que ia experienciar quando a acabasse.

 

Les Plaisirs et les Jours (1896) foi a primeira obra de Marcel Proust e é, na verdade uma coleção de histórias e poemas em prosa. Os temas variam e os géneros ainda mais. Ao todo são onze narrativas diferentes e a minha edição contém ainda as composições “L’Indifférent”, “Souvenir” e outras três produções do autor não publicadas por ele. Como podem supor, é incrivelmente difícil de sumariar Les Plaisirs et les Jours, pelo que não o vou sequer tentar.

Em Portugal, sei que existe uma tradução da Estampa, mas se puderem ler no original, neste caso em francês, é sempre preferível. A edição que utilizei é ótima!

Ler Les Plaisirs et les Jours foi uma experiência extraordinária. Reencontrei aqui elementos que me fizeram relembrar Em Busca do Tempo Perdido e não poderia estar mais feliz por isso. Entre estes destaco, claro, a abordagem ao amor, ao ciúme e o diálogo recorrente com outras produções artísticas.

Gostaria de destacar algumas composições da coleção, mas não quero que soe como se estas fossem melhores que as restantes. Apenas gostei mais delas. Então, por preferência pessoal, recomendo particularmente “Violante ou la Mondanité”, “Les regrets, rêveries couleur du temps” e “La fin de la jalousie”. Gostei mesmo muito destas. Sobretudo da segunda. É linda.

As duas coisas que mais me impressionaram em Em Busca do Tempo Perdido foram a crueza da representação da condição humana e dos sentimentos e emoções do indivíduo e, simultaneamente a forma em como uma coisa tão terrível pode ser expressa e colocada em palavras de forma tão bela e poética. Em Les Plaisirs et les Jours acontece precisamente o mesmo. É extraordinário e nunca vi nada assim. Para mim, nunca ninguém explicou tão bem e tão belamente a condição e as emoções humanas como Proust.

Eu gostava imenso de continuar a falar sobre esta obra, mas não o vou fazer porque não sei falar dela a não ser para dizer o quanto a apreciei e isso ia ser aborrecido. Lembro-me de me ter acontecido o mesmo com Em Busca do Tempo Perdido. Se alguém algum dia me pedir para falar das obras de Proust vou passar uma grande vergonha porque não vou saber nada, só vou saber que são sobre nós e que eu as adoro e considero acima de todas as outras.

Recomendo-vos Les Plaisirs et les Jours!

 

Idioma de Leitura: Francês

 

5/5

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub