Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

19
Out20

"Tess dos D’Ubervilles", Thomas Hardy

Sofia

Porque é que não me disseste que existia perigo? Porque é que não me avisaste? As senhoras sabem contra o que se devem guardar, porque leem romances que lhes falam destes truques; mas eu nunca tive a oportunidade de o descobrir desse modo; e tu não me ajudaste!

Tess of the D'Urbervilles (Penguin Classics): Hardy, Thomas, Dolin, Tim,  Dolin, Tim, Higonnet, Margaret Randolph: 9780141439594: Amazon.com: Books

 

Tess dos D’Ubervilles é primeiro livro que li de Thomas Hardy. E, em boa verdade, foi mesmo por querer ler algo deste autor que decidi ler este livro. Além disso, a minha escolha deveu-se à clara popularidade da obra. Tenho lido muito sobre ela e a curiosidade fala sempre muito alto (pelo menos no meu caso).

 

Tess dos D’Ubervilles (1891) divide-se em sete fases e, localizada na Inglaterra rural do século XIX durante a grande depressão da década de 70 desse século, narra a triste história de Tess Duberyfield. Oriunda de uma família pobre, os seus problemas começam quando o seu pai descobre a possibilidade de a família ser descendente de uma linhagem importante — os D’Ubervilles — e envia Tess até aos últimos descendentes conhecidos dessa família na esperança de um reconhecimento. É então que Tess conhece Alec D’Uberville, seu primo, que rapidamente desenvolve por ela intenções menos boas. Mais tarde é sugerido que ela é vítima de um crime pela parte dele e do qual resultou uma criança que morre pouco tempo após o nascimento. Anos mais tarde, Tess apaixona-se e casa com Angel Clare. Todavia, esta também não é uma boa experiência para Tess, que é abandonada mal conta a Angel a sua história com Alec. Claro que a obra não acaba aqui, mas não quero dar mais spoilers do que aqueles que já dei!

A maior valência desta obra a meu ver é realmente a crítica social que contém; à moral coletiva, ao peso e à interpretação religiosa e condição feminina à época. Ler agora a história de Tess parece algo além de surreal porque não cabe na nossa cabeça contemporânea que alguém possa ser culpada e marginalizada devido a um tão hediondo crime perpetrado contra si. É muito difícil não sentir simpatia por Tess e, na verdade, talvez isso nos tolde a perceção da obra.

A questão da classe também desempenha um papel importante, como as mudanças na Igreja e as condições do trabalho rural na época. É um retrato muito completo de uma sociedade especifica num espaço e contexto concreto.

Li que a obra não foi totalmente bem recebida aquando da sua primeira publicação. Sabemos que isso, numa tal altura, muitas vezes é prova de que a obra icnomodava o status quo e, portanto, algo de perturbador mas verdadeiro deveria dizer sobre o contexto de receção.

No geral, foi uma obra que muito apreciei ler. Sei que hoje, o cerne da história já não é sequer algo com que, pelo menos em sociedades ocidentais e meios desenvolvidos, nos consigamos relacionar, mas muito do seu simbolismo e muitas das questões que expõe e denuncia continuam, infelizmente, a fazer sentido para nós. Como provavelmente continuarão a fazer sentido durante mais algum tempo.Tess dos D’Ubervilles ainda é uma obra muito popular e estudada.

Esta é uma obra que certamente recomendaria. Sei que existe uma tradução em português da Relógio d’Água, mas além disso, a versão no original em inglês encontra-se com muita facilidade e está disponível nas mais diversas edições. A minha edição — a que está no início do post — é uma da Penguin que recomendo muito devido à introdução, nota ao texto e apêndices que contém. É, em minha opinião, realmente muito completa e bem-conseguida.

E vocês, já leram Tess dos D’Ubervilles? O que dizem sobre esta obra? Que outra recomendariam deste autor?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub