Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Outra Menina Bennet

A Outra Menina Bennet

11
Mai21

“The Old Nurse’s Story”, Elizabeth Gaskell

Sofia

O que é feito na juventude nunca pode ser desfeito com a idade.

The Old Nurse's Story by Elizabeth Gaskell

The Old Nurse’s Story é um conto de 1852 de Elizabeth Gaskell, primeiramente publicado numa publicação celebrativa do Natal – A Round of Stories by the Christmas Fire. O conto foi publicado posteriormente numa coleção de 1865 – Cousin Phillies and Other Tales – e terá sido o primeiro dos ditos contos de fantasmas de Gaskell.

 

A história deste conto é narrada na primeira pessoa pela ama Hesther aos seus pupilos e refere-se à época da sua vida em que ela fora ama da mãe destes – Rosamond. Rosamond era filha de um clérigo e da sua esposa, ficando órfã muito jovem. Hesther, que a acompanhara desde antes do seu nascimento, recusa-se a abandonar a criança e leva-a para casa dos avós maternos. Nesta casa, detida por Lord Furnivall, vive apenas a tia avó dele, Grace Furnivall, e alguns empregados. O ambiente desde logo impressiona Hesther e Rosamond pelos eventos estranhos que vão ocorrendo, tais como música a tocar misteriosamente. O evento mais bizarro ocorre a Rosamond que desaparece e é encontra mais tarde em estado muito débil, pensando-se atraída por quem diz ser uma menina que a tinha chamado para brincar e que continua a persegui-la. Esta criança nunca é encontrada e nunca se descobre de onde vem o som da música. Não obstante, descobre-se a história da família Furnivall da qual apenas Grace sobrevive e é de arrepiar!

Elizabeth Gaskell era uma escritora muito admirada por Charles Dickens e, lendo esta história percebemos porquê. É genuinamente a típica história de fantasmas e, nesse âmbito, foi uma das que mais gostei nos últimos tempos. Tem a música estranha, a noite de tempestade, o fantasma da criança, rivalidades fraternais, uma história de amor condenado e uma ama que narra tudo como se de um conto se tratasse!

Ainda assim, até quase ao final da história confesso que estava com dificuldades em acompanhar. Por duas razões: por um lado, penso que não estava inicialmente muito cativada pela narrativa e, por outro, sinto que até sabermos a história da família Furnivall, a narrativa não é suficientemente clara e existem aspetos que escapam. No entanto, quando começou a ser desvendado o mistério verdadeiro tudo começa a fazer sentido e a leitura flui de outro modo.

Não posso ainda deixar de assinalar um dos aspetos que mais contribuiu para que gostasse especialmente desta história. Relembrou-me, em muitas ocasiões, do meu livro preferido – O Monte dos Vendavais de Emily Bronte. Creio que é inevitável que alguém que leia ambos não note uma clara semelhança e, não me surpreenderia se descobrisse que a obra de Bronte foi realmente uma das inspirações de Gaskell neste conto.

Não penso ser possível a alguém que goste de contos fantasmagóricos e de histórias góticas ficar indiferente a este conto. Se for esse o vosso caso, tenho a certeza de que gostarão desta história. Conhecem? Que outra obra deste género ou de Elizabeth Gaskell recomendariam?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre a Sofia

Estudante de Letras. Romântica Incurável. Perdida algures num sonho. Apaixonada por livros, chá, contos de fadas, tragédias e chuva. Entre Flores & Estrelas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub